A Manutenção de Computadores e o Mercado de Trabalho

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Outro dia, me perguntaram se o mercado de trabalho para técnicos em manutenção de computadores não estaria saturado com tanta gente que vem sendo formada por uma infinidade de cursos e com os curiosos que atuam na área e, invariavelmente, causam muita dor de cabeça nos profissionais de qualidade. E, justamente por isso, minha resposta não poderia deixar de ser outra: Não.

E vários são os fatores que devem ser analisados para que se chegue a essa conclusão. Em primeiro lugar, temos o parque instalado de máquinas. Inegavelmente, a quantidade de computadores instalada no Brasil cresceu assustadoramente nos últimos anos com o total sucesso da política de inclusão digital, empregada com pleno sucesso pelo governo federal.

Além disso, inegavelmente, essa quantidade tende apenas a crescer nos próximos anos. Pois quase certamente, as pessoas que compraram seus computadores recentemente, comprarão mais máquinas no futuro e devemos também considerar as compras do mercado corporativo. Além disso, com o aquecimento da economia e o aumento da atividade industrial e comercial, a demanda por computadores está aquecida também no mundo empresarial.


Então, mesmo que todos esses efeitos positivos acabem em um prazo de tempo médio ou curto, as máquinas que foram compradas, tanto por empresas quando por pessoas físicas, ainda continuarão a existir e a funcionar. E, em algum determinado momento, elas necessitarão de manutenção. Apresentando defeitos ou realizando upgrades, um técnico de manutenção de computadores será sempre um indivíduo necessário na sociedade futura e na atual.

Por isso, o mercado de trabalho para técnicos em manutenção de computadores está aquecido, justamente pela demanda por novos profissionais estar alta. A tendência para manutenção desse aquecimento se confirma pelos motivos já assinalados e por uma conjuntura plenamente favorável, causada pela própria evolução da tecnologia que passará a exigir, cada vez mais, um alto nível de informatização geral. Tanto de empresas quanto da parte do cidadão comum.

Contudo, é importante ressaltar que essas vantagens e esse “trem da alegria” só estará disponível para os profissionais formados por instituições de respeito e reputação. Profissionais de baixa formação ou “curiosos” terão de arcar com todos os ônus de um processo de seleção natural que, uma hora ou outra, sempre ataca os mercados profissionais em todas as áreas de atuação humana.

Por isso, busque um bom centro de qualificação e dedique-se ao aprimoramento profissional de corpo e alma. As recompensas existem e são muitas. Mas, estão reservadas apenas para os profissionais de qualidade comprovada. Fique atento e fuja das armadilhas. Assim como em todas as áreas, na manutenção de computadores, o mercado aquecido e uma demanda crescente por profissionais, certamente, atrairão um número de oportunistas e picaretas de plantão enorme. Sempre prontos para roubar seu futuro e iludir os menos preparados destruindo futuros que, de outra forma, poderiam ser brilhantes. Acredite em você, lute e forme-se como o melhor técnico em manutenção de computadores que você possa ser. Trabalhe, cresça e evolua numa profissão que tem absolutamente tudo para ser um mercado realmente promissor por um longo tempo

0 comentários: