Conhecimento e Tecnólogia: Fedora 11 lançado

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lançado o Fedora 11

Após alguns pequenos atrasos, o projeto Fedora, patrocinado pela Red Hat, lançou a 11ª edição da sua distribuição GNU/Linux homônima. Entre as novidades estão o Gnome 2.26 e o KDE 4.2, no caso dos desktops, assim
como o kernel na versão 2.6.29.3. Junto com a definição do Ext4 como sistema de arquivos padrão, há também uma série de novidades “sob o capô”.

Entre os programas que ganharam novos recursos encontra-se o instalador do sistema, o Anaconda, para o qual os desenvolvedores reimplementaram a parte que trata de dispositivos de armazenamento. A melhoria na velocidade de inicialização também ganhou atenção especial nessa edição da distribuição.
Segundo o anúncio de lançamento, o sistema deve iniciar e carregar o ambiente de trabalho Gnome em apenas 20s.

Os desenvolvedores também renovaram as alternativas de virtualização do sistema, que ganhou um console interativo e um assistente para criação de máquinas virtuais, que contam agora com suporte a SELinux. E, com o sistema
de compilação cruzada MinGW, o Fedora dispõe agora de um ambiente de desenvolvimento que simplifica a compilação de programas para Windows no GNU/Linux. Isso deve agradar aos desenvolvedores de programas que precisam rodar nas duas plataformas.

Há imagens da distribuição para download no formato Live CD para sistemas
de 32 e 64 bits, bem como uma versão para Power PC.

0 comentários: