Quer dar um show no Microsoft PowerPoint?

domingo, 13 de setembro de 2009

Para apresentar um novo produto, detalhar um projeto, mostrar resultados ou mesmo expor um trabalho escolar, o PowerPoint é um forte aliado. Não é preciso muito esforço para criar uma apresentação simples no gerador de apresentações do pacote Office. Da Microsoft. Trabalhos mais complexos, no entanto, exigem um pouco mais de conhecimento e de tempo. Confira aqui uma coleção de dicas do PowerPoint 2007 para se sair bem nas apresentações.

Ganhe tempo
Se um documento do Word contém o texto que você quer usar na apresentação, aproveite o documento usando alguns truques de formatação. E se precisar do contrário? Veja como aproveitar o texto das apresentações em documentos do Word. Precisa de uma imagem? Slides do PowerPoint também podem virar facilmente imagens JPG. Se você tem um trabalho pronto e quer aproveitar apenas alguns slides dele para criar uma segunda apresentação, use o recurso para a criação de apresentações personalizadas.

Capriche no conteúdo
As apresentações não precisam ter apenas textos e imagens. Não é conveniente abusar dos recursos multimídia, mas às vezes uma explanação com vídeos e músicas fica mais convincente. Vídeos que estão no YouTube também podem incrementar sua exposição. Precisa pular facilmente para outro slide ou apresentação ou mesmo saltar para uma página web? Os hiperlinks também podem fazer parte do seu trabalho.

Antes do show
Se a execução do projeto ou da própria apresentação envolveu uma equipe, não deixe de indicar quem foram seus colaboradores. Use uma animação personalizada para incluir uma lista de créditos como em uma produção cinematográfica.
Para que a apresentação não se arraste ou, ao contrário, fique muito corrida, o melhor é testar o intervalo de tempo entre os slides antes que as luzes de apaguem. Se quiser que a audiência tenha uma cópia do que será apresentado e possa fazer anotações, crie um folheto para distribuir aos presentes.

Formato final
A apresentação pode ser executada em seu próprio computador ou não. Quem tem plano de mandá-la para a web pode usar um recurso do próprio PowerPoint para salvar o trabalho para exibição na internet ou adotar um programa auxiliar para convertê-la em Flash. Você também pode gravar a apresentação em um CD se quiser garantir sua exibição caso não possa contar com seu computador por qualquer motivo. Se o trabalho vai seguir por e-mail e você não tem certeza de que o destinatário tem as fontes que você usou instaladas, inclua a fontes na apresentação para preservar o visual do trabalho.

0 comentários: